O Programa Institucional Rede de Escolas Criativas contempla os projetos: Formação Continuada para a criatividade e Escolas Criativas: reconhecer e difundir o potencial inovador e criativo da escola do século XXI. A proposta pedagógica do Programa objetiva auxiliar profissionais da educação em busca de práticas educativas que contemplem os avanços das ciências e das tecnologias, bem como as demandas pessoais, sociais e ambientais deste início de século. Para tanto, baseia-se na interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, complexidade e na ecoformação como princípios investigativos e formativos. A intenção é de promover encontros de formação de professores e disseminação de experiências de escolas criativas de nossa região com o objetivo de ampliar as ações de práticas educativas inovadoras norteadas pelos princípios de ecoformação e transdisciplinaridade.

Projetos:

Escolas criativas: reconhecer e difundir o potencial inovador e criativo da escola do século XXI

O Projeto Escola Criativa faz parte do Programa Institucional Rede de Escolas Criativas - Riec FURB e pode colaborar para a evolução da educação, uma vez que se fundamenta nos princípios da transdisciplinaridade e ecoformação além de ser permeado por um trabalho com valores essenciais para a convivência, como a solidariedade e a cooperação. Desta forma, a FURB procura identificar iniciativas, ações e projetos criativos e inovadores em escolas da rede pública de ensino de Blumenau identificar para quê? Para valorizar e difundir estas experiências como estímulo a ações inovadoras por outras instituições da educação básica. Além disso, promover encontros de estudos/reflexões de professores e disseminação de experiências de escolas criativas de nossa região com o objetivo de ampliar as ações de práticas educativas inovadoras norteadas pelos princípios de ecoformação e transdisciplinaridade.

Formação continuada para a criatividade

Este projeto faz parte do Programa Institucional Rede De Escolas Criativas- Riec FURB. Permeada por um trabalho com valores essenciais para a convivência, como a solidariedade e a cooperação, a proposta educativa da Escola Criativa pode colaborar para a evolução da educação, uma vez que se fundamenta nos princípios da transdisciplinaridade e ecoformação. A proposta pedagógica do Programa objetiva auxiliar profissionais da educação em busca de práticas educativas que contemplem os avanços das ciências e das tecnologias, bem como as demandas pessoais, sociais e ambientais deste início de século. Desta forma, o projeto atenderá professores da Rede Municipal de Ensino de Blumenau, no que diz respeito a suas necessidades de formação conceitual e metodológica para escolas criativas, bem como apoiá-los na elaboração de materiais didáticos para práticas pedagógicas criativas nas escolas, objetivando a melhoria e o aprimoramento de processos pedagógicos que vem acontecendo em escolas da região.

Coordenação do programa: profa. Dra. Vera Lúcia de Souza e Silva

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO