O programa foi instalado no Município com o objetivo de fomentar e contribuir com a sustentabilidade. A ideia do Governo veio após uma visita do prefeito a cidade de Caxias do Sul/RS, onde a iniciativa, chamada de Troca Solidária, é sucesso. Após um ano, o Reciclou, Levou recolheu 250 toneladas de resíduos com a participação de, em média, 400 içarenses por mês.
De acordo com o presidente Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), o programa consiste na educação ambiental da população içarense. “Consideramos um sucesso a implantação do programa, pois o cidadão vai se adequando às questões ambientais e conhecendo a importância da separação dos materiais. Com isso, beneficia a associação dos catadores, contribui para o desenvolvimento sustentável, além de garantir alimentos de qualidade com a troca dos inservíveis por produtos da Feira da Agricultura Familiar”, avaliou.
O projeto ainda serve de inspiração a outras cidades da região. Cocal do Sul e Nova Veneza, por exemplo, visitaram Içara com intuito de conhecer o funcionamento do programa. Além disso, todo o material arrecado nas trocas é destinado aos catadores da Cooperativa de Reciclagem. “A redução de quantidade de lixo encaminhado ao aterro sanitário também é um fator positivo, nossos catadores dão uma contribuição com a limpeza da cidade e prestam uma destinação adequada ao lixo gerado no município”, destacou a coordenadora da Coleta Seletiva da Fundai.
O Programa Reciclou, Levou funciona todas as sextas-feiras das 7h às 11h, no pátio do Terminal Rodoviário de Içara. A cada quilo de resíduo reciclável o cidadão recebe R$0,50 em vale-feira para adquirir produtos da Feira da Agricultura Familiar. Para a troca, o material deve ser papel, plástico, metal e vidro. Informações sobre entrega de materiais podem ser obtidas no contato com a Fundai pelo telefone 3431 3578.