Com objetivo geral de demonstrar e utilizar os derivados da árvore nim (Azadaracta indica) como fonte alternativa no controle integrado de pragas da agricultura e pecuária, minimizando a utilização de produtos químicos sintéticos, nocivos ao meio ambiente, e como alternativa de controle na agricultura e pecuária.
Objetivos específicos: Cultivar a planta nim na unidade escolar estudando suas propriedades; Utilizar o nim como fertilizante, inseticida e fungicida na horta, jardim e pomar da escola; Demonstrar a utilização dos derivados da árvore nim como fonte alternativa no controle integrado de pragas da agricultura e pecuária para os agricultores do Município; Consumir hortaliças orgânicas na merenda escolar ; organizar palestras educativas para comunidade escolar; participar das ações do sindicato dos trabalhadores rurais do município entre outros. Metodologias: cultivar o nim na unidade escolar, estudando suas propriedades; Utilizar o nim como fertilizante inseticida e fungicida na horta, jardim e pomar da escola; Hortaliças e frutas orgânicas na merenda escolar, produzidas na horta e no pomar escolar; Incentivar o agricultor a deixar de aplicar veneno, que é perigoso para quem aplica, para o meio ambiente e para o consumidor.
Resultados: Deixar de aplicar veneno, que é perigoso para quem aplica, para o meio ambiente e o consumidor. O projeto envolvendo a planta comprova que métodos ambientalmente seguros no controle de pragas, sendo evidente que a árvore pode desempenhar um papel importante no manejo integrado de sistemas, e também devido aos seus comprovados efeitos medicinais.
Esperamos que com mais essa experiência científica, nossa equipe aprimore ainda mais seus conhecimentos e reforce o foco na pesquisa, bem como, sirva de motivação para outros projetos semelhantes possam vir a ocupar espaços no cenário científico nacional. Relevância do Projeto para a comunidade escolar / sociedade: Mostrar para sociedade, principalmente os agricultores que produtos naturais, provenientes da planta nim será uma alternativa viável ao controle de pragas, minimizando os impactos ao meio ambiente. Acredita-se que o emprego de métodos alternativos de controle, dentre os quais o uso de plantas inseticidas, poderá ser uma ferramenta importante no manejo integrado de pragas.
Bibliografia: 1 – ARBOL NIM EN NICARÁGUA – Cultivo y inaproveitamento como fluente de inseticidas botânicos, de autoria de Anne Kathrina Gruber e Maritza Méndez, técnicas do Proyecto Inseticida Botânico Nim, publicado em Manágua, em 1992. 2 - EL NIM Y SUS BIOINSECTICIDAS, UNA ALTERNATIVA AGROECOLÓGICA, elaborado em Havana, Cuba, por Jesús Estrada Ortiz, Maria T. López Díaz e Pedro Barrios, do INIFAT.
Instituição: E.E.B. Nereu Ramos
Município: Santo Amaro da Imperatriz / SC