O artigo traça um cenário das tendências na formação continuada de professores e sua relação com as abordagens em Educação Ambiental (EA) no Brasil, seus dilemas e desafios. Com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação, a profissionalização do ensino vem ganhando novas perspectiva, destacando-se diferentes
tendências para a profissionalização docente (desenvolvimento de competências, professor reflexivo, pesquisador, crítico) que se articulam com as principais abordagens das práticas da Educação Ambiental no país (tradicional, nova e crítica). Apresenta como vem sendo desenvolvida a formação continuada em EA para atender a legislação e políticas públicas e de governo. Discute as possibilidades e obstáculos da inserção da EA nas universidades. Conclui que as tendências, a legislação e políticas públicas de formação têm se mostrado necessárias, mas ainda insuficientes para transformação da
realidade socioambiental no ambiente escolar e nas comunidades. Constata que quanto mais estudos, pesquisas sobre como conduzir os processos de formação inicial e continuada de educadores ambientais, mais encontramos lacunas e interrogações para prosseguir nessa caminhada de transformação das práticas pedagógicas e da própria sociedade. Autores, pesquisadores, apontam caminhos, mas as realidades e os contextos sentidos e pensados pelos professores junto ao chão da escola são diferentes. Precisamos avançar na superação dos obstáculos aqui levantados para a formação
docente, romper com o paradigma dominante, superar as contradições das abordagens em EA. É preciso, aprofundar nossos referenciais teórico-metodológicos, defender a formação inicial e continuada inspirada nos princípios da abordagem crítica e emancipatória para atuação dos educadores desde o chão da escola até as instâncias de
poder, no sentido do desenvolvimento de práticas educativas comprometidas com a intervenção e transformação da realidade na construção da utopia possível da sustentabilidade local e planetária.
PALAVRAS-CHAVE
Educação Ambiental; formação continuada,;abordagem crítica.