Um filhote de veado-virá, também conhecido como veado-catingueiro, está passando por cuidados e reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Itajaí. O animal foi encontrado no mês de agosto sem a mãe e, por ser muito pequeno, tinha poucas condições de sobreviver.

Segundo a equipe que prestou os primeiros atendimentos, após ser resgatado no Oeste catarinense, a Polícia Militar Ambiental deixou o animal sob cuidados de professores e alunos do curso de Veterinária do Instituto Federal Catarinense de Concórdia.

Após conseguir se alimentar sozinho, ele foi conduzido pelas equipes até o instituto, onde segue em processo de reintrodução à natureza.

Segundo o Instituto Espaço Silvestre, responsável pelo Cetas de Itajaí, esse animal ajuda a dispersar sementes. "Esses animais sofrem grande ameaça, principalmente devido à atividade ilegal da caça, a qual pode ter grande impacto sobre as suas populações. Hoje ele está em reabilitação no Cetas e, assim que possível, terá a destinação mais adequada".