Para debater a situação e o andamento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em cada Estado, os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Meio Ambiente (MMA) promoveram um encontro em Brasília nesta quinta-feira, 5. O diretor de Saneamento e Meio Ambiente da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Luiz Antônio Garcia Corrêa, participou da reunião. “Foi um encontro pioneiro entre os dois setores, agricultura e meio ambiente, onde ficou claro que tanto a área rural quanto a ambiental ganham com o CAR. O importante é fazer uma agenda propositiva”, salientou.

Santa Catarina possui cerca de 370 mil propriedades rurais e 45.750 estão cadastradas no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR). Para universalizar o acesso dos proprietários ou possuidores de imóveis rurais ao CAR, o Governo de Santa Catarina montou um grupo de trabalho formado pelas secretarias do Desenvolvimento Econômico Sustentável, da Casa Civil e da Agricultura e da Pesca, além da Fatma e Epagri. O serviço é prestado gratuitamente por aproximadamente 1.440 técnicos distribuídos em todos os municípios.

Uma das reivindicações dos secretários de Estado que participaram do encontro é para que haja uma ampla campanha nacional de conscientização para que os possuidores ou proprietários de imóveis rurais preencham o CAR e regularizem a situação ambiental das propriedades. O CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis ou posses rurais, que regulariza a situação ambiental da propriedade e que deve ser feito até maio de 2015, prazo prorrogável por mais um ano.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Santa Catarina

FICHA TÉCNICA: