A bioconstrução é um conceito muito antigo que envolve diversas técnicas de construção, vem sendo usado tanto na fase de projeto, com a escolha dos materiais e das técnicas de construção necessárias. Ainda hoje, a bioconstrução vem sendo desenvolvida na fase de criação de projetos ambientalmente sustentáveis e de baixo impacto ambiental, que tem como meta o desenvolvimento e a construção de ambientes em equilíbrio e harmonia com a natureza.

O Hotel SESC Cacupé em Florianópolis, foi desenvolvido, em parceria com o Instituto ÇaraKura, uma bioconstrução com formato do chapéu de bruxa, resgatando uma lenda típica da cultura da ilha, valorizando essa temática.

Para a concepção do espaço, foi priorizado o uso de materiais já existentes no local, como as pedras e a terra. A técnica de bioconstrução aplicada utilizou, portanto, uma fundação de pedras, uma estruturação das paredes e da cobertura com bambus, e o preenchimento da trama foi feito com CALFITICE, uma técnica desenvolvida na Colômbia que mistura de cal, fibras, terra e cimento, e que vem sendo a principal técnica aplicada nos Projetos de bioconstrução do Instituto Çarakura.

Após a colocação da massa, também foram utilizados “sacos de cebola” para recobrimento da massa, o que aumenta a resistência da estrutura. A porta de entrada foi feita com bambus e peças de acrílico. A iluminação natural do espaço e a reutilização de materiais também foram contempladas no Projeto, a partir da colocação de garrafas de vidro na estrutura da cobertura, permitindo a economia de energia elétrica e a diminuição de resíduos que serão encaminhados para o aterro sanitário.