Nas principais vias e terrenos baldios da cidade de Florianópolis é possível encontrar diversas ilhas de lixo ao céu aberto, eletrodomésticos, móveis, peças de automóveis, detritos orgânicos e até lixo hospitalar e carcaças de animais. O acúmulo desses materiais atraem diversos animais, como baratas e ratos, que acabam  tornando-se transmissores de doenças para grande parte da população. O descarte irregular de lixo é crime ambiental, previsto na lei federal 9.605/1998.

No ano passado, a Comcap realizou mais de 700 notificações, aproximadamente duas notificações diárias. Apesar de ocorrer descarte inapropriado de lixo domiciliar que o mesmo represente um perigo à saúde pública e à limpeza urbana, a principal preocupação atual da companhia é com entulhos de obras. A população gasta cerca de 100 reais diários para freteiros eliminarem estes lixos acumulados em caçambas. A Comcap disponibiliza um aterro para recepção de entulhos, porém a população deve leva-los diretamente de forma gratuita à um dos quatro Ecopontos instalados na cidade. Para cada ponto autorizado, é disponibilizado cerca de uma tonelada de descarte  por cidadão.

Notícia Completa: http://horadesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2017/08/florianopolis-tem-mais-de-170-pontos-de-descarte-irregular-de-lixo-9861978.html