O Museu inaugurado recentemente em Florianópolis, conta com um acervo de peças marinhas raras. O local está voltado para a educação, cultura e turismo da Ilha de Santa Catarina, cedido por meio de um acordo entre o Ministério Público Federal e o ICMBio com o Instituto Noah e o Instituto Cultural Soto.

Acervo conta com peças do tubarão-branco — Foto: Reprodução/NSC TV

O local está preparado para receber grupos de estudantes do ensino fundamental à universitários, com salas de aula e visitas guiadas por profissionais para explicar cada detalhe exposto, além da relação ecológica entre o homem e o meio-ambiente.

"O museu praticamente é de peças raras. Nós destacamos justamente aquelas espécies que estão ameaçadas, algumas até criticamente ameaçadas. Por exemplo, os dois golfinhos que são os dois menores do Brasil e destacamos a toninha, uma espécie que os estatísticos estimam que vai ser extinta ainda nesse século se medidas de conservação rigorosas não forem adotadas", explica o curador-geral do museu, Jules Souto.

Museu conta com peças dos menores golfinhos do Brasil  — Foto: Reprodução/NSC TV

O acervo do museu conta com peças paleontológicas, arqueológicas e históricas de todos os períodos da humanidade, algumas de até 12 mil anos de existência.

"Temos as cinco espécies de tartarugas marinhas representadas, e o destaque vai para a tartaruga-de-pente, e a tartaruga-de-couro, que é a maior de todas as tartarugas. Inclusive nós tivemos alguns registros de encalhe na semana passada, no Sul do estado. Estima-se que no ano de 2050 a tartaruga-de-couro entre num processo de extinção irreversível se não forem tomadas medidas", explica Jules.

Tartaruga-de-couro pode entrar em processo de extinção em 2050 — Foto: Reprodução/NSC TV

A ideia do museu é conscientizar os visitantes sobre a necessidade de preservação da vida marinha e ensinar maneiras de não poluir e colaborar com o meio-ambiente para que, desta forma, diminua o número de animais que correm risco de extinção e cresça a longevidade e qualidade nos mares.

Outros itens que chamam a atenção são os animais invertebrados como os corais de profundidade, encontrados entre 800 e 900 metros do fundo do mar. De acordo com profissionais do museu, esses itens são foco de interesse no mundo todo.

Corais de profundidade são exemplos de animais invertebrados que também estão expostos no museu  — Foto: Reprodução/NSC TV

O museu está localizado anexo ao Floripa Shopping, na SC-401, número 3116. As visitas podem ser feitas de segunda à sexta-feira, entre às 14h e 18h, e a entrada é gratuita.