Após diálogo colaborativo com os diferentes atores envolvidos no processo educativo do núcleo escolar Eginolf Bell, nasceu o projeto cuidando da vida com amorosidade, com objetivo de somar forças para o enfrentamento de dificuldades relacionadas a questões socioambientais e promover reflexão e mudança de atitudes no ambiente em que vivemos.
O projeto foi implantado no Centro Básico de Educação Eginolf Bell, localizada no km 05 , município de Trombudo Central, Santa Catarina em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Estado de Santa Catarina (EPAGRI), Prefeitura Municipal, e SC Rural. Foram utilizadas diversas metodologias, dentre as quais: oficinas, palestras, demonstração de método e excursão. Destacamos o subprojeto mini composteira, por meio do qual, os alunos do 5º ano construíram a sua com o compromisso de cuidar da mesma e observar as transformações que iam ocorrendo ao longo dos dias. Para a montagem dela utilizamos: 2 garrafas pets do mesmo tamanho, matéria orgânica, tela e palhada. Cortamos uma garrafa a 7 centímetros e a outra a 15 centímetros do fundo. Utilizamos a garrafa cortada a 7 centímetros do fundo para colocar a matéria orgânica produzidos no período de uma semana para compostar e a outra para servir de suporte para a primeira e para coletar o chorrume.
O material utilizado para compostar foi a sobra de resíduos orgânicos produzidos no período de uma semana. Pesamos e distribuímos o material nas garrafas pets, colocando primeiro uma tela para evitar a passagem de sólidos, depois alternando uma camada de palhada e uma de matéria orgânica, até ocupar todo o espaço da garrafa. Pesamos uma a uma e cada aluno fez a identificação da sua anotando no caderno o peso final e guardando em local protegido da chuva.
O acompanhamento do processo de compostagem foi feito por meio de análise visual, pesagem e medida. Foi possível observar as transformações que ocorrem e compreender conceitos. Ao final, o material será pesado e peneirado para fazer relação da quantidade de material úmido com a quantidade de húmus produzida e o mesmo será utilizado nas plantas que compõem o horto da biodiversidade.
Os dados coletados foram utilizados nas aulas de matemática e ciências. Como resultado citamos: 29 minicomposteias; 29 alunos conhecendo a técnica da compostagem doméstica, compreendendo o que é e como funciona um aterro sanitário, reciclando o papel artesanalmente , professores trabalhando de forma articulada e interdisciplinar os conteúdos transversais sobre educação ambiental e significativas melhoras no ambiente escolar em relação à participação, cooperação, sensibilidade, solidariedade e cuidado com a vida.
Autores: Leonir claudino Lanznaster e Mariany Uhlendorf.