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O trabalho objetivou o estudo comparativo dos níveis de consciência ambiental entre os alunos de 8as séries nas escolas municipais, estaduais e particulares do município de Caçador-SC. A metodologia utilizada foi baseada na interação sócio-ambiental proposta por LOPES (1997), que prevê a possibilidade de avaliar os níveis de consciência de uma sociedade através de práticas contemplativas e comunicativas, que devem expressar os mais profundos pensamentos humanos na interação com seu meio. A avaliação do questionário foi baseada na tabulação numérica dos níveis de consciência ambiental de cada entrevistado.

Os valores, segundo esta metodologia, trabalha com pontuação para cada resposta, que variam de 0 a 4: o valor zero é utilizado quando em momento algum se expressa a ideia principal do tema, ou que não demonstrou o mínimo interesse pelas questões; o valor 1 é obtido pelas respostas que demonstrarem que o entrevistado possui um entendimento vago dos assuntos tratados; o valor 2 são as respostas dos entrevistados que demonstrarem ter uma visão já melhor formada sobre o conceito de Meio Ambiente, mas ainda não percebem a importância do mesmo para a continuidade da vida; o valor 3 é obtido pela resposta do entrevistado que além de apresentar uma opinião formada sobre o que é Meio Ambiente e compreende que faz parte do Meio Ambiente e o valor 4, quando o entrevistado parece superar as ideias básicas sobre Meio Ambiente entre outros entrevistados com sua faixa etária, ele mostra-se muito interessado com os problemas ambientais do mundo e principalmente de sua região, além disso propõe maneiras de melhorar a qualidade no meio onde vive através de práticas simples mas importantes na coletividade.

Como resultado, houve um envolvimento de 89,70 % das 33 escolas do município de Caçador que participaram da entrevista, totalizando 210 alunos entrevistados. As escolas municipais apresentaram um maior nível de conscientização ambiental (11,67) em relação às particulares (10,99) e às estaduais (9,99). Notou-se a dificuldade de aplicação dos questionários nas escolas particulares devido à falta de interesse dos alunos em se envolver na proposta de trabalho e pouca flexibilidade dos horários de aula. Concluiu-se que é de suma importância a atuação efetiva do corpo docente no repasse de informações ambientais de forma transversal e a necessidade de continuar a avaliação nos demais anos, incluindo outras séries do ensino fundamental e médio. 

 

Autores: Julio Cesar Moschetta da Silva e Solange da Veiga Coutinho

 

FICHA TÉCNICA:

Instituições

  • Assembléia Legistativa de Santa Catarina
  • Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul
  • CASAN
  • CELESC
  • CIDASC
  • Epagri
  • Escoteiros
  • FAPESC
  • Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina
  • Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas
  • Fundação GAIA
  • Universidade Regional de Blumenau
  • Instituto Ambientes em Rede
  • Instituto Federal de Santa Catarina
  • Instituto Noah
  • Policia Militar Ambiental
  • Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental
  • Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
  • Secretaria de Estado da Educação
  • Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Universidade Federal de Santa Catarina
  • União dos Dirigentes Municipais de Educação
  • UNISUL
  • Universidade do Vale do Itajaí
  • UNOESC
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