A forma inadequada como a sociedade vem se relacionando com o meio onde vive, com o patrimônio natural e cultural do qual é parte integrante, tem trazido sérias consequências ao Planeta. A degradação ambiental, as catástrofes naturais e mudanças no clima das regiões evidenciam a falta de conscientização do ser humano acerca das questões ambientais que permeiam nossas atividades mais cotidianas.
Desta forma, desenvolvemos este projeto visando contribuir com a sociedade catarinense na construção de relações mais sustentáveis entre o ser humano e o meio ambiente. A execução se dará através de ações de sensibilização e qualificação de técnicos e das famílias, buscando orientar processos inovadores de tecnologias e de gestão socioambiental. Com isso, espera-se construir junto à sociedade novos conceitos e possibilidades de atuação nas atividades desenvolvidas em suas propriedades, agregando desenvolvimento econômico, equidade social e equilíbrio ambiental.
O programa Gestão Social do Ambiente, ao qual este projeto está ligado, atua na Epagri, através de ações desenvolvidas em três eixos, sendo: (i) educação ambiental, (ii) gestão da água e saneamento ambiental e (iii) gestão socioambiental.