Este projeto é uma proposta de trabalho com as unidades escolares, alunos e famílias rurais na UGT 3 visando o desenvolvimento de habilidades que possibilite estes de ocupar papel estratégico na agricultura familiar, trabalhando igualmente as questões ambientais locais, onde todos possam interagir para fortalecer e conservar o meio em que vivem.
O meio rural é rico em recursos naturais e esta condição impõe pensarmos com responsabilidade sobre a sua utilização, sensibilização da população, formas alternativas de usos, proteção e diminuição da pressão sobre o meio.
As ações deste projeto serão implementadas envolvendo as unidades escolares, com seus alunos, professores e pais. A proposta é uma construção participativa que tem como foco o trabalho com escolares e a realidade em que está inserido buscando como resultado uma maior consciência ambiental que possibilite a permanência em suas propriedades com melhor qualidade de vida.
A agricultura familiar da região serrana vem, há tempos, tentando sobreviver aos avanços tecnológicos, aos atrativos da cidade, aos aspectos relacionados à condição da agricultura, às condições do meio rural. A população rural está envelhecida e masculinizada, com a pouca alternativa de renda; as questões de gênero, geração referente às relações estabelecidas entre idades, nem sempre são harmônicas e ocorrem dentro das famílias rurais que se ligam a processos sucessórios que, geralmente, implicam em conflitos entre pais e filhos.
Um dos objetivos especificos deste projeto é elaborar junto as unidades escolares projetos que visem a sensibilização dos alunos nas questões relacionadas ao meio ambiente (separação do lixo, mata ciliar, tratamento dejetos humanos e animais, preservação e melhoria da qualidade da água), produção de alimentos (horta escolar).