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O desenvolvimento deste projeto tem como objetivo principal aplicar práticas de compostagem na E.E.B. de Meleiro, buscando desenvolver na comunidade escolar uma visão crítica sobre o desperdício de alimentos e outros materiais, bem como da importância do consumo consciente para a economia e a conservação ambiental. A proposta de trabalho partiu da observação e constatação de que, em nossa escola, havia muito desperdício de comida no refeitório, por parte dos alunos e na cozinha, por parte das funcionárias.  A Proposta Curricular de Santa Catarina e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental orientam que os conteúdos relacionados ao tema, sejam tratados como temas transversais de maneira interdisciplinar na educação formal. Este trabalho utilizou duas metodologias de pesquisa: a pesquisa explicativa, que visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos e aprofunda o conhecimento da realidade e a metodologia experimental, em que os alunos determinam o objeto de estudo, selecionam as variáveis e as formas de controle observando seus efeitos no decorrer do tempo. Assim, foram desenvolvidas atividades de aprendizagem como saídas de campo, palestras, documentários, pesquisas e experimentação, buscando ampliar a visão dos alunos sobre as questões ambientais, consumo consciente e, especificamente, sobre o processo da compostagem de resíduos orgânicos no qual foi utilizado o método de leiras. Os alunos, sob a orientação dos professores, tiveram a oportunidade de coletar dados e fazer anotações referentes a quantidade de resíduos orgânicos descartados na escola , também acompanhamento e controle da temperatura, pH e  umidade do composto em todas as etapas da compostagem, tabelar os dados e construir gráficos, observar e fazer análise das reações químicas e biológicas decorrentes da decomposição. O composto produzido está sendo utilizado na produção de mudas na comunidade escolar. O desenvolvimento das atividades propostas neste projeto alcançou resultados positivos, pois se observou uma redução em torno de 40% nos resíduos orgânicos da cozinha e refeitório da escola, o que demonstra uma mudança de atitude dos alunos e cozinheiras quanto ao melhor aproveitamento dos alimentos da merenda escolar.  Ao desenvolvermos este trabalho, ficou claro que a prática da compostagem no ambiente escolar permitiu aos alunos o conhecimento da realidade e reflexão sobre as nossas atitudes frente as questões ambientais, propondo a eles uma alternativa para amenizar ou solucionar estes problemas.  Professores Orientadores: Augustinho Biff, Carla Jociane Schneider Scadueli, Eliani Terezinha Piazza Borges, Keli Cristina Luchese SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO 22ª GERÊNCIA  REGIONAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE MELEIRO  1º ANO ENSINO MÉDIO INOVADOR

O projeto "Educação Ambiental: qualificação das ações com escolas e famílias rurais e pesqueiras do Litoral Norte Catarinense" desenvolvido pela EPAGRI na região do Litoral Norte visa contribuir com a sociedade catarinense na construção de relações mais sustentáveis entre o ser humano e o meio ambiente.  A execução do projeto se dará através de ações de sensibilização e qualificação da comunidade escolar, das famílias e técnicos, buscando orientar processos inovadores de tecnologias e de gestão socioambiental.  Serão realizadas oficinas, palestras, cursos e viagens educativas nas temáticas relacionadas à educação ambiental. Com isso, espera-se construir com as famílias rurais e pesqueiras, escolas e técnicos conceitos e possibilidades de atuação nas atividades desenvolvidas nas propriedades rurais do território, agregando desenvolvimento econômico, equidade social e equilíbrio ambiental. Desta forma, o processo educativo para conservação e recuperação do meio ambiente será desencadeado sensibilizando professores, alunos e comunidades, buscando contribuir para melhoria das interações estabelecidas entre ser humano e natureza.   Este projeto tem como objetivo promover ações de sensibilização e qualificação de professores e escolares da rede pública, técnicos e famílias rurais e pesqueiras para a construção de relações sustentáveis de preservação e recuperação do patrimônio natural e cultural catarinense através de processos inovadores de educação ambiental.  Saiba mais sobre o Projeto Entre em contato com a EPAGRI

Escola de Educação Básica Padre Bruno Pokolm   Nossa experiência tão singular e tão rica traz em sua memória um passado cheio de experiências, que nos garante possuir uma significação histórica na educação. Nossa Escola, há alguns anos convive com as boas práticas da Educação Integral. Desde o ano de 2011, quando o programa Mais Educação foi implantado em nossa escola. Por se tratar de uma forma de trabalho muito semelhante à adotada em nossa instituição de ensino, que já havia adotado esta modalidade de ensino através do Projeto de Educação Ambiental e Alimentar – AMBIAL no ano de 2005. A Escola de Educação Básica Padre Bruno Pokolm em 2005 era o retrato de muitas escolas públicas do Brasil, inserida em um bairro considerado zona de risco social, localizada no município de Videira, Santa Catarina. Num primeiro momento, podemos observar através de um diagnóstico socioambiental que todo ambiente escolar estava depredado: vidros quebrados, lixo nos espaços de jardim, ausência de materiais pedagógicos. Enfim, o descaso com a educação era constante, a comunidade estava desacreditada e despejava na escola toda a sua insatisfação. Um número significativo de alunos estava em situações de risco ou já pertencendo ao mundo das drogas e de pequenos delitos, com aprendizagem insignificante e a formação dos valores ético-ambientais comprometidos.   Visando modificar a maneira de pensar e agir da comunidade frente a esta situação e tornando o aluno protagonista de suas ações para transformar a realidade física e social, foi implantado o Projeto AMBIAL – Educação Ambiental e Alimentar atendendo os alunos em tempo integral, numa tentativa de minimizar o processo de exclusão social de nossos educandos e comunidade em geral.   Este projeto realiza ações educacionais interdisciplinares transformando as relações entre o ser humano e a natureza, tendo como objetivo desenvolver trabalhos e atividades educativas visando à promoção de hábitos alimentares saudáveis e cuidados com o meio ambiente. Além de alertar a comunidade para que modifique sua forma de conviver com o meio ambiente, proporciona a vivência desses conhecimentos, através de oficinas que ministram técnicas de reaproveitamento dos recursos naturais. Desenvolvem-se atividades que despertam a importância Da qualidade de vida e ajudam a forjar a consciência coletiva da sociedade sustentável. A inserção do aluno no projeto é optativa e as atividades curriculares são efetuadas em turno inverso ao Ensino Regular, o mesmo permanece em período integral Na escola. As atividades educativas são baseadas em quatro eixos: Iniciação à Pesquisa Científica; Arte e Cultura Regional; Linguagem e Esportes.   Em todos estes anos com os Programas Mais Educação e Projeto AMBIAL em nossa escola procuramos desenvolver em nossos educandos a capacidade de socializar conhecimentos adquiridos. A importância deste trabalho reside em que a Educação Integral para nossos alunos oportuniza um mundo de vivências diferenciadas, onde o sentimento de pertencimento a uma sociedade digna, torna-se parte integrante da sua personalidade. O que nos resta, como educadores, é conduzi-los neste processo, mediando, orientando, para que através do diálogo, dos valores ensinados enquanto estiverem conosco, possamos continuar lutando por uma educação de qualidade e por um mundo mais justo e sustentável.

A Epagri, ao longo de sua história, desenvolve ações de educação socioambiental junto às unidades escolares no Alto Vale do Itajaí. O plano proposto para 2014/2017 dará continuidade a essas ações, enfatizando a recuperação de matas ciliares, consumo consciente, educação alimentar, destino adequado de resíduos sólidos, arte e educação, ressignificação de valores e identidade sociocultural, revitalização de espaços coletivos e tecnologias sociais.  As ações educativas socioambientais propostas, serão desenvolvidas através de metodologias construtivistas e interacionistas entre equipes técnicas de escritórios locais, gerência regional e unidades escolares. Dentre os resultados esperados com as ações propostas, pretende-se aumentar em 50% o número de escolas participantes do prêmio Epagri Escola Ecologia - Márcia Mortari e ter 10 escolas desenvolvendo projetos de educação socioambiental. Saiba mais sobre o Projeto Entre em contato com a EPAGRI

O Educação TEC propõe uma abordagem do Desenvolvimento Sustentável para a Educação. Ela é composta por uma metodologia denominada Pensamento Criativo, além de um conjunto de recursos. Busca-se inserir a temática sustentabilidade de forma mais contínua nas escolas e integrada ao dia a dia dos estudantes, visando prepará-los para atuarem de forma criativa e inovadora em prol do Desenvolvimento Sustentável. A proposta foi fundamentada em literatura especializada, pesquisas de campo com educadores e visitas a escolas inovadoras a nível internacional. As inovações propostas visam formação de cidadãos preparados a enfrentarem os desafios da sociedade do conhecimento. Considerando os princípios da Política Estadual de Educação Ambiental e a necessidade do desenvolvimento das habilidades relacionadas à criatividade, inovação e letramento digital, propõe-se a adoção de inovações em quatro dimensões: conteúdo, estratégia pedagógica, formação de educadores e espaços de ensino e aprendizagem. A proposta deste projeto começou a ser desenhada com a preocupação de promover a consciência sobre o desenvolvimento sustentável e, mais que isso, promover também a capacidade de resolver problemas de forma criativa e inovadora. Saiba mais sobre o Projeto

O Projeto Educando com a Horta Escolar e Gastronomia – PEHEG – fundamenta-se na articulação das áreas de  Educação/Currículo, Ambiente/Horta, Alimentação/Nutrição e Gastronomia. Os objetivos são capacitar os educadores, nas áreas de educação, alimentação e nutrição, gastronomia e ambiente horta, de forma integrada;  desenvolver a interação entre educandos, família e educadores em ações pedagógicas que envolvam o ambiente da horta, tornando a aprendizagem significativa e as relações com as famílias fortalecidas; integrar ações de educação ambiental e educação alimentar e nutricional a partir da articulação das diferentes áreas do conhecimento, considerando as inúmeras possibilidades de vivências enriquecedoras que o espaço da horta proporciona à comunidade escolar; implantar ações práticas de educação ambiental e educação alimentar e nutricional numa perspectiva ampla e contextualizada através da redução, reutilização e reciclagem de resíduos orgânicos; desenvolver conceitos e ações de educação ambiental e educação alimentar e nutricional, possibilitando as crianças, aos adolescentes e suas famílias a construção de hábitos alimentares saudáveis; enriquecer e diversificar a oferta de alimentos oferecidos às crianças e adolescentes, através do plantio e colheita de hortaliças orgânicas nas unidades educativas; capacitar as cozinheiras escolares para atuarem como parceiras do projeto nas unidades  educativas; formar equipe técnica do projeto de hortas escolares que possam viabilizar todas as ações de gestão e assessoramento nas unidades educativas; estabelecer parceria com setores e instituições diversas para que as hortas escolares possam ser trabalhadas de forma interdisciplinar e intersetorial, através da contribuição de profissionais de diferentes áreas do conhecimento.   View the embedded image gallery online at: https://www.educacaoambiental.sde.sc.gov.br/index.php/projetos?start=42#sigFreeIde395e8f988 Entre as várias ações do projeto, tem-se a capacitação de  87 articuladores do PEHEG das unidades educativas, nas áreas de educação, alimentação e nutrição, gastronomia e ambiente, de forma integrada. Desenvolve, junto às famílias, 03 ações que contemplem educação ambiental, alimentar e nutricional, contemplando o espaço da horta, a alimentação escolar e a sustentabilidade e faz a discussão da matriz curricular, envolvendo  as várias  possibilidades de articulação com a horta escolar. Contato: Gerência de Programas Suplementares – SME de FlorianópolisTelefone: 2106-5916

Instituições

  • Assembléia Legistativa de Santa Catarina
  • Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul
  • CASAN
  • CELESC
  • CIDASC
  • Epagri
  • Escoteiros
  • FAPESC
  • Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina
  • Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas
  • Fundação GAIA
  • Universidade Regional de Blumenau
  • Instituto Ambientes em Rede
  • Instituto Federal de Santa Catarina
  • Instituto Noah
  • Policia Militar Ambiental
  • Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental
  • Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
  • Secretaria de Estado da Educação
  • Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Universidade Federal de Santa Catarina
  • União dos Dirigentes Municipais de Educação
  • UNISUL
  • Universidade do Vale do Itajaí
  • UNOESC
Centro Administrativo do Governo | Rod. SC 401 - km. 5, nº 4.600
Florianópolis | CEP: 88032-900 | Telefone: (48) 3665-2000
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