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No ano de 2013 as escolas da rede municipal de ensino de Balneário Camboriú participaram das Conferências Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente “Vamos Cuidar do Brasil com escolas Sustentáveis”, dos Ministérios do Meio Ambiente e Educação, etapas Nacional, Estadual e Municipal. As Conferências envolveram estudantes, profissionais de educação e comunidade para dialogar, refletir e agir em prol da qualidade de vida. Sempre na perspectiva jovem aprende com jovem, jovem escolhe jovem e uma geração aprende com a outra. Neste período as escolas formaram as Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA). Através dos COM-VIDAS foram apresentados Projetos de ação e intervenção que auxiliem a comunidade escolar a modificar os espaços construídos, revisar os currículos tornando-os coerentes com as premissas da sustentabilidade socioambiental, nas conferências que aconteceram nos Centros Educacionais Municipais e que demostraram o comprometimento em tornar as escolas espaços educadores sustentáveis e assim conectar a temática das mudanças climáticas com as mudanças almejadas no currículo, na gestão e no espaço físico. Paralelo as conferências, as instituições de ensino municipal se cadastraram no Programa Escola Sustentável, onde muitos dos projetos apresentados nas conferências foram inscritos, possibilitando assim que os mesmos sejam consolidados através do  PDDE Escola Sustentável que tem por objetivo garantir recursos para que as escolas desenvolvam iniciativas voltadas à sustentabilidade. Entre elas a adequação do espaço físico da escola, a fim de aprimorar a destinação de resíduos e obter eficiência energética; o apoio a criação e fortalecimento de comissões de meio ambiente e qualidade de vida; promoção da inclusão socioambiental no projeto político-pedagógico da escola. Dos projetos inscritos, 19 Núcleos de Educação Infantil e 14 Centros Educacionais Municipais de Balneário Camboriú já receberam recursos do PDDE Escola Sustentável, os projetos inscritos e aprovados durante o ano de 2013 foram elaborados por cada instituição de ensino através do COM-VIDA com apoio das Secretarias de Educação e do Meio Ambiente. Balneário Camboriú é uma cidade privilegiada no quesito de Educação Ambiental, pois tem uma Política Municipal de Educação Ambiental, Lei nº2884/08, tendo como instrumento para aplicação desta legislação o Programa Terra Limpa de Educação Ambiental, um programa consolidado de ações permanentes voltadas às questões socioambientais, o PDDE Escola Sustentável vem acrescer e tornar ainda mais concreto e visível a preocupação das Secretarias e das Instituições de Ensino com as questões socioambientais. Cada instituição educacional elaborou o projeto de acordo com suas demandas, os projetos estão sendo acompanhados e avaliados pelas Secretarias de Educação e Meio Ambiente por meio de reuniões e visitas técnicas, entre eles encontram-se ações como captação e reaproveitamento da água da chuva, construção e revitalização de praças ecológicas, áreas verdes, espaços eco-ambiente para leitura, aquecedor solar, telhado verde, troca de torneiras comuns por torneiras com redutores, horta escolar, compostagem com biodecompositor, telhas transparentes para melhor iluminação e economia de energia, melhoria da acessibilidade e mobilidade com materiais sustentáveis e ecologicamente corretos, instalação de lâmpadas de baixo consumo, sensor de presença, construção de viveiro de plantas, entre diversas outras ações, todas com objetivo de tornar as Escolas e Núcleos de Educação Infantil espaços educadores sustentáveis considerando sempre intervenções dentro do tripé espaço fisico-gestãocurrículo, que resultem no enfrentamento dos problemas ambientais contemporâneos, intervindo na realidade socioambiental local com foco na realidade global, envolvendo a comunidade na valorização do ser, do ambiente e na conservação da vida.      Autores: Edenildo Zuchi; Fábio Aurélio Castilho; Janete Paulo; Mara Zuleica Becker Lins; Mariolene Castellein Pereira e  Viviane Santos Ordones. 

O Programa Institucional Rede de Escolas Criativas contempla os projetos: Formação Continuada para a criatividade e Escolas Criativas: reconhecer e difundir o potencial inovador e criativo da escola do século XXI. A proposta pedagógica do Programa objetiva auxiliar profissionais da educação em busca de práticas educativas que contemplem os avanços das ciências e das tecnologias, bem como as demandas pessoais, sociais e ambientais deste início de século. Para tanto, baseia-se na interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, complexidade e na ecoformação como princípios investigativos e formativos. A intenção é de promover encontros de formação de professores e disseminação de experiências de escolas criativas de nossa região com o objetivo de ampliar as ações de práticas educativas inovadoras norteadas pelos princípios de ecoformação e transdisciplinaridade.   Projetos: Escolas criativas: reconhecer e difundir o potencial inovador e criativo da escola do século XXI  O Projeto Escola Criativa faz parte do Programa Institucional Rede de Escolas Criativas - Riec FURB e pode colaborar para a evolução da educação, uma vez que se fundamenta nos princípios da transdisciplinaridade e ecoformação além de ser permeado por um trabalho com valores essenciais para a convivência, como a solidariedade e a cooperação. Desta forma, a FURB procura identificar iniciativas, ações e projetos criativos e inovadores em escolas da rede pública de ensino de Blumenau identificar para quê? Para valorizar e difundir estas experiências como estímulo a ações inovadoras por outras instituições da educação básica. Além disso, promover encontros de estudos/reflexões de professores e disseminação de experiências de escolas criativas de nossa região com o objetivo de ampliar as ações de práticas educativas inovadoras norteadas pelos princípios de ecoformação e transdisciplinaridade.   Formação continuada para a criatividade Este projeto faz parte do Programa Institucional Rede De Escolas Criativas- Riec FURB. Permeada por um trabalho com valores essenciais para a convivência, como a solidariedade e a cooperação, a proposta educativa da Escola Criativa pode colaborar para a evolução da educação, uma vez que se fundamenta nos princípios da transdisciplinaridade e ecoformação. A proposta pedagógica do Programa objetiva auxiliar profissionais da educação em busca de práticas educativas que contemplem os avanços das ciências e das tecnologias, bem como as demandas pessoais, sociais e ambientais deste início de século. Desta forma, o projeto atenderá professores da Rede Municipal de Ensino de Blumenau, no que diz respeito a suas necessidades de formação conceitual e metodológica para escolas criativas, bem como apoiá-los na elaboração de materiais didáticos para práticas pedagógicas criativas nas escolas, objetivando a melhoria e o aprimoramento de processos pedagógicos que vem acontecendo em escolas da região.     Coordenação do programa: profa. Dra. Vera Lúcia de Souza e Silva   SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO

  O Programa Regional de Educação e Interpretação Ambiental iniciou em 2004 e envolve os municípios que integram o Consórcio Lambari: Alto Bela Vista, Arabutã, Arvoredo, Concórdia, Ipira, Ipumirim, Irani, Itá, Jaborá, Lindóia do Sul, Paial, Peritiba, Piratuba, Presidente Castello Branco, Seara e Xavantina. É executado através de projetos específicos para cada município, respeitando, recuperando, refletindo e salientando suas diversidades histórico-culturais, turísticas, ecológicas, hidrográficas e geológicas. Cada ano é desenvolvido num dos municípios, envolvendo as crianças e os professores do ensino fundamental. O programa tem como objetivo disseminar conhecimentos, valores e atitudes conservacionistas do meio ambiente, através de trilhas interpretativas, atividades lúdicas, palestras, publicações, exposições, audiovisuais e jogos ecológicos. O projeto é apresentado às Secretarias Municipais de Educação e aos Grupos Municipais de Trabalhos - GTMs, os quais repassam para as escolas incentivando-os. As interessadas desenvolvem atividades relacionadas ao tema e encaminham relatório ao GTM, o qual seleciona o melhor trabalho. A turma selecionada participa das atividades de educação e interpretação ambiental, sendo que, os trabalhos e projetos selecionados são divulgados através de cartilhas, confeccionadas pelo Consórcio e distribuídas para todas as escolas da região. A primeira etapa “A Criança e a Natureza: Educação Ambiental no Parque” foi realizada no ano de 2004, no Parque Estadual Fritz Plaumann, em Concórdia, com o tema – Ecossistema. Em 2005, em Seara, “A Criança e a Natureza: Educação Ambiental no Museu”, no Museu Fritz Plaumann, salientou-se a interação dos insetos com as plantas. Em 2006, “A Criança e a Natureza: Educação Ambiental na Escola” foi realizada na Escola Sócio Ambiental e Termas de Piratuba e discutiu a água no meio ambiente. No ano de 2007 “A Criança e a Natureza: Educação Ambiental nas Pinguelas” foi no Município de Ipumirim, com trilhas e travessias nas pinguelas do Rio Engano, reforçando os efeitos do aquecimento global. Em 2008 realizou-se “A Criança e a Natureza: Educação Ambiental na Ilha” no Município de Presidente Castello Branco, ressaltando Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Nos meses de outubro e novembro de 2009, em Irani, os alunos participaram do projeto “A Criança e a Natureza: Educação Ambiental no Contestado” através de trilhas no entorno do Parque do Contestado e na prainha, refletindo sobre a relação da Guerra do Contestado e a exploração da madeira. No ano de 2010, em Ipira, trabalhou-se – Biodiversidade- no Parque da Cascata, com o projeto “A Criança e a Natureza: Educação Ambiental na Cascata”. Em 2011 foi a vez do Município de Xavantina repassar informações sobre dejetos suínos e suas alternativas, com o projeto “A Criança e a Natureza: Educação Ambiental na Terra do Porquinho”. O tema Formação do Solo foi trabalhado em 2012, no “A Criança e a Natureza: Educação Ambiental no Vale”, em Lindóia do Sul. Em 2013 “A Criança e a Natureza: Educação Ambiental no Lago” enfocou o assunto cooperação pela água, realizado no Município de Itá. Já foram envolvidas no programa mais de 50.000 pessoas, sendo que 11.300 foram contempladas para as atividades de interpretação ambiental e tiveram seus trabalhos divulgados nas cartilhas.     Autores: Cláudia Elis Schiavini e Simone Marció   

A Prefeitura Municipal de Camboriú, através da Fundação do Meio Ambiente de Camboriú, desenvolve ações socioambientais junto a comunidade escolar do município com o Programa Tatu de Educação Socioambiental, partindo do pressuposto de que a Educação Ambiental deve ser trabalhada em todas as dimensões da sociedade, a escola é parte fundamental nesse processo, conforme Grün (1996), quando diz que, se a educação não é ambiental, então, não é educação. Entendemos que a sensação de pertencimento ao universo não se inicia na idade adulta e nem por um ato de razão, mas desde a infância nos sentimos ligados a algo que é muito maior do que nós, desde criança nos sentimos ligados ao universo e nos colocamos diante do Planeta num misto de espanto e respeito, e assim, durante toda nossa vida buscamos respostas ao que somos, de onde vivemos, para onde vamos, enfim, qual o sentido de nossa existência. A educação pode ter um papel fundamental nesse processo se souber trabalhar ao lado do conhecimento, nesta busca constante e infinita. Hoje tomamos consciência de que o sentido de nossas vidas não está separado do sentido do próprio planeta, e com o cenário atual de degradação ambiental em nível mundial, o componente educativo torna-se um grande aliado ao trabalho dos educadores ambientais, no sentido de discutir, e buscar soluções, novos valores, e uma nova postura frente a temática socioambiental, é aqui que entra a Pedagogia da Terra, ou a Ecopedagogia, que contribui para a promoção da aprendizagem, através de situações do cotidiano dos alunos, encontrando um novo sentido ao caminhar, vivenciando o contexto e abrindo novos caminhos. Às políticas públicas, particularmente na Educação Ambiental (EA) a partir de programas e ações estruturantes, caberia a responsabilidade pela sensibilização e criação de condições para a reflexão na e pela ação na construção coletiva de uma consciência ecológica e, com ela, uma mudança de valores, atitudes, concepções e abordagens dos indivíduos frente às questões ambientais. Conforme Freire (2003), se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco isso é possível. É exatamente com a Educação que esta mudança pode ocorrer de maneira efetiva e consistente. Afinal, não é possível desvincular a Educação da Educação Ambiental; ambas devem ser tratadas de maneira indissociável. Taglieber (2007, p. 71) afirma que, na atualidade e frente à problemática ambiental e à indispensável compreensão das limitações dos ecossistemas planetários, a Educação geral passa, necessariamente, pela dimensão ambiental. Significa que, para a sobrevivência da humanidade, é necessário que cada coletividade tome consciência dos limites ecológicos da Terra e comece a valorizar preservar, conservar e proteger o meio ambiente. A Educação não pode apenas fazer uma espécie de “vôo de reconhecimento” superficial dessas questões, mas precisa enfocar aspectos específicos da época e das necessidades expressas pela coletividade atual. Assim, os professores e gestores educacionais são profissionais especialmente preparados para serem os mediadores entre as gerações adultas e as novas, daí a importância de sua formação para trabalhar na Educação Geral, temas relacionados à problemática socioambiental. Ainda, é bom ressaltar que, de acordo com esse autor, o processo educativo tem dupla intencionalidade: a formação social dos coletivos humanos e sua reintegração com a natureza. Isso implica não apenas a aquisição de conhecimentos, mas, acima de tudo, a construção de valores e atitudes, o desenvolvimento de uma ética que norteie a solução dos problemas socioambientais e que permita a convivência, sinalizando ao ser humano, o limite de seus direitos e deveres com a sociedade e com seu meio.

O Projeto COM-VIDA CAIC, foi criado a partir da IV Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, que ocorreu em agosto de 2013. Neste momento, para a realização da conferência na escola, era imprescindível a organização de uma COM-VIDA (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola), no intuito de incentivar os projetos que estavam sendo elaborados pelos demais alunos junto à conferência, e posterior apresentação dos mesmos. A COM-VIDA, inicialmente foi formada pelos delegados e suplentes de cada turma de 6º ao 9º, juntamente com a professora Vanessa Simon, a qual estava à frente da coordenação da conferência neste período. Observou-se a forte adesão dos alunos participantes, tornando a COM-VIDA, um projeto permanente, e as ideias apresentadas na conferência escolar, viraram propostas de execução para o projeto. A partir deste momento, o projeto obteve a participação de outros alunos, que tinham afinidade com questões ambientais e que principalmente queriam promover estas ações no ambiente escolar. Hoje o projeto conta com 14 alunos de 6º ao 9º Ano que participam no período contra turno, e atende toda a escola e comunidade escolar, através das atividades desenvolvidas na escola como: horta, jardim, coleta e confecção de papel reciclável, teatro para sensibilização dos alunos menores, auxílio em atividades educativas que envolvam a Educação Ambiental, além de promover ações junto à comunidade. Audiovisual:  http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/escola-de-bc-ganha-sistema-para-reaproveitar-agua-da-chuva/4929800/ https://www.bc.sc.gov.br/imprensa_detalhe.cfm?codigo=22989  https://www.instagram.com/p/B4Dw76NjLYu/?utm_source=ig_web_button_share_sheet https://www.instagram.com/p/B04b4nuFa2U/?utm_source=ig_web_button_share_sheet https://www.instagram.com/p/B27mofUjwM1/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

O Projeto de Extensão "Sustenta-Habilidade" - Governança Ambiental na Foz do Rio Itajaí, visa a  capacitação de gestores públicos e lideranças multissetoriais para os desafios da Mudança climática.  É um projeto inovador desenvolvido com apoio de colaboradores, assessores e bolsistas, que tem sua justificava de existir na medida em que mundo vem discutindo fortemente nos últimos anos os desafios da gestão socioambiental, que trata-se hoje de uma das temáticas de maior relevância para o desenvolvimento social, econômico e sustentável.  Este projeto realiza várias atividades que são divididas em módulos:  atividades de organização e realização do curso de extensão universitária – direito e cidadania socio ambiental  reuniões de planejamento e organização de atividades do projeto sustenta habilidade  atividades palestras e eventos  projeto de educação ambiental no cedin verde vale  curso era digital: as faces da tecnologia  O projeto tem como parceiros a OAB/SC, AMFRI, Ministerio Público, SocioAmbientar, UniBrava, entre outros.   Orientador: Ricardo Stanziola   Acadêmicos: Adailton da Silva Estacio, Clauderson Cardoso, Deivid William de Andrade, Dayane Dziekaniak, Maria Vitoria Carvalho, Alexandre Portugal e Fernando de Tarso 2011 - Em andamento Saiba mais sobre o Projeto

Instituições

  • Assembléia Legistativa de Santa Catarina
  • Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul
  • CASAN
  • CELESC
  • CIDASC
  • Epagri
  • Escoteiros
  • FAPESC
  • Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina
  • Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas
  • Fundação GAIA
  • Universidade Regional de Blumenau
  • Instituto Ambientes em Rede
  • Instituto Federal de Santa Catarina
  • Instituto Noah
  • Policia Militar Ambiental
  • Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental
  • Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
  • Secretaria de Estado da Educação
  • Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Universidade Federal de Santa Catarina
  • União dos Dirigentes Municipais de Educação
  • UNISUL
  • Universidade do Vale do Itajaí
  • UNOESC
Centro Administrativo do Governo | Rod. SC 401 - km. 5, nº 4.600
Florianópolis | CEP: 88032-900 | Telefone: (48) 3665-2000
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